O encontro marcou o retorno presencial da assembleia após dois anos de pandemia
A Regional Norte 3 realizou nos dias 18, 19 e 20 de novembro a sua terceira assembleia em Miracema do Tocantins, com o tema “Por uma Igreja Sinodal de comunhão, participação e missão”, e o lema “Uns a escuta dos outros e todos a escuta do Espírito Santo”.
Na ocasião foram apresentados o relatório dos três últimos anos de gestão do atual presidente do regional, Dom Pedro Guimarães, assim como uma análise de conjuntura social e eclesial, sínteses das escutas sinodais das arquidioceses que compõem o grupo, plenária e outros assuntos pertinentes.
Ao fim, a reunião abordou todos os assuntos que estavam previstos e ainda pôde contemplar a programação do aniversário de 10 anos do Regional Norte 3, que acontecerá em Abril de 2023, com comemorações previstas para Novembro de 2023.
Segundo Dom Pedro, o tema da assembleia pôde ser vivenciado na prática durante a pandemia e gerou bons frutos. “Nós vencemos essa batalha de dois anos sem poder nos encontrar presencialmente. Apesar da pandemia, a ausência favoreceu muito o intercâmbio, a alegria, a participação, a motivação e o interesse dos participantes desta assembleia. Posso dizer, de peito aberto, que foi uma experiência de igreja muito boa e bonita”, comentou.
O Regional Norte 3 faz parte das subdivisões da CNBB, abrangendo o estado do Tocantins, a Diocese de Conceição do Araguaia no sudeste paraense e a prelazia de São Félix do Araguaia no nordeste mato-grossense. Atualmente, o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães é o presidente e tem como vice Dom Dominique Marie Jean Denis You.