Em uma atmosfera de fé e expectativa, a Arquidiocese de Palmas abriu oficialmente as celebrações do Jubileu da Esperança, com o tema “Peregrinos da Esperança”. A missa solene, realizada na noite do dia 29 de dezembro na Catedral Metropolitana de Palmas, reuniu centenas de fiéis, marcando o início de um ano dedicado à renovação espiritual, à conversão e esperança.
A celebração, presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, destacou a importância deste momento, tanto para a Igreja quanto para os fiéis, e que o Jubileu deve ser vivo primeiro na Porta Santa do nosso coração. Dom Pedro também explicou sobre o que é o Jubileu e objetivo da mensagem do Papa Francisco para que todos se tornem “peregrinos da esperança”, levando a mensagem de Cristo e construindo um futuro mais justo e fraterno. “Somos chamados a ser comunicadores da esperança, traduzir para a humanidade o que é a esperança.” explicou.
Durante a Santa Missa, foram apresentadas as seis Igrejas Jubilares que durante este ano terão programações voltadas para a temática do Jubileu, um convite para que todos possam peregrinar até cada uma delas. As Igrejas jubilares são igrejas designadas como locais especiais de peregrinação durante um Ano Santo. Nestes locais, os fiéis têm a oportunidade de obter a indulgência plenária, que é a remissão das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados. Em outras palavras, é como se fosse um “recomeço”, uma chance de se aproximar ainda mais de Deus e renovar a fé. Para peregrinação na Arquidiocese de Palmas foram escolhidas:
1 – Catedral Metropolitana de Palmas
2 – Paróquia São José, Matriz de Palmas
3 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Taquaralto)
4 – Paróquia São Sebastião (Tocantínia)
5 – Mosteiro das Irmãs Clarissa Capuchinhas
6 – Centro Arquidiocesano de Evangelização: Casa de Maria, Rainha da Paz
A abertura do Jubileu na Arquidiocese de Palmas segue a orientação da Santa Sé, que convocou a Igreja para vivenciar este ano santo como um tempo de graça e reconciliação. O Jubileu Ordinário, com abertura oficial em Roma em 24 de dezembro de 2024, tem como objetivo principal fortalecer a fé dos fiéis e impulsionar a missão evangelizadora da Igreja.
Confira mais fotos em nossa Galeria.