Em uma ação inédita, o Instituto Hesed segue em missão pelo Brasil com a peregrinação histórica da imagem oficial de São Miguel Arcanjo, vinda diretamente do Monte Gargano, na Itália, o mais antigo e importante santuário dedicado ao Arcanjo.
Após passar por Santa Bárbara d’Oeste (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Criciúma (SC), a próxima parada da peregrinação que é conduzida pelo Instituto Hesed será em Palmas, Tocantins, no próximo dia 5 de setembro, com programação especial na Catedral de Palmas, localizada na Praça dos Girassóis.
A abertura está prevista às 20h30 com show da Irmã Kelly Patrícia, seguido às 22h pelo ato solene de acolhimento da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, Santa Missa e consagração da Diocese. À meia-noite, haverá o Terço do Combate com o Instituto Hesed, logo em seguida, por volta de 01 hora da madrugada, haverá show com a Fraternidade São João Paulo II, às 02 horas pregação com o Padre Emanuel Maria, às 02h50 louvor e oração com o Instituto Hesed, às 03h50 o Rosário da madrugada com a Quaresma de São Miguel, e às 06h50 a Santa Missa de encerramento.
Imagem Peregrina de São Miguel Arcanjo
A imagem foi solenemente abençoada na Gruta de São Miguel, e sua jornada no Brasil contempla todas as regiões, sempre com o objetivo de promover a consagração das famílias e dioceses brasileiras à proteção do Arcanjo. O Instituto Hesed destaca que este é um movimento de renovação da fé e de reconquista espiritual em um tempo de grandes desafios para a sociedade. Segundo os religiosos do Instituto Hesed, trata-se de um movimento de renovação da fé e reconquista da identidade cristã do país, num tempo em que a presença espiritual do Arcanjo é mais urgente do que nunca:
“À luz da fé da Igreja, com a bênção de Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza (CE), e orientação de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo de Piracicaba (SP), propomos que cada diocese brasileira, com a aprovação de seu bispo, seja solenemente consagrada a São Miguel Arcanjo, confiando-lhe a guarda espiritual do povo, das famílias, das autoridades e da missão evangelizadora no Brasil”, afirmam os irmãos do Instituto.
Conforme os irmãos religiosos, a história do Brasil já testemunhou a ação visível de São Miguel Arcanjo em momentos de grande tensão nacional, como no episódio ocorrido durante a Revolução Constitucionalista.
“Na cidade de São Miguel Arcanjo (SP), relatos populares registram que o Arcanjo teria aparecido ao comandante das tropas em meio a um confronto sangrento, ordenando o cessar dos combates. Providencialmente, naquele mesmo dia, foi firmado um armistício, registrado pelo Exército Brasileiro que selou a paz, data que, significativamente, coincide com a festa litúrgica de São Miguel Arcanjo”.
O Dia que o Brasil corou São Miguel Arcanjo como Comandante Espiritual da Nação
Um marco para a peregrinação aconteceu em uma cerimônia pública e solene de acolhida da imagem oficial de São Miguel Arcanjo, no dia 12 de agosto, em Brasília, no Congresso Nacional, contando com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Na oportunidade, São Miguel Arcanjo foi coroado como Comandante Espiritual da Nação.
Texto e foto: Instituto Hesed