Reconhecimento e Diálogo: Dom Pedro Brito é homenageado

Em uma visita que reforça o diálogo e a cooperação institucional, o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, esteve na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) na tarde da última segunda-feira, dia 3 de novembro. A visita buscou fortalecer os laços entre a Arquidiocese de Palmas, e, por extensão, o Regional Norte 3 da CNBB, e o Judiciário.

Dom Pedro Brito, acompanhado de Pe. Heldeir Carneiro, secretário executivo do Regional Norte 3,  foi recebido pelo desembargador Marco Villas Boas e conheceu as instalações da Escola.

Juiz Wellington Magalhães, desembargador Marco Villas Boas, Dom Pedro Brito Guimarães e Pe. Heldeir Carneiro.
Foto: Ascom ESMAT

O momento de maior destaque foi a entrega da Medalha de Mérito Acadêmico “Doutor Feliciano Machado Braga” a Dom Pedro Brito. Esta é a mais alta honraria acadêmica concedida pela Esmat. A medalha é um reconhecimento a personalidades que se destacam na promoção do conhecimento jurídico, no fortalecimento das instituições democráticas e na defesa dos valores que sustentam a justiça e os direitos básicos da sociedade.

Parceria para 2026

Durante o encontro, também foi discutida a proposta de construir uma atividade conjunta entre a Esmat e a Arquidiocese de Palmas, com previsão de realização em 2026.

O juiz Wellington Magalhães, que conduz as tratativas, explicou que o evento, em formato de seminário, será focado nos pontos de convergência entre o Direito do Brasil e o Direito Canônico (o Direito da Igreja). O objetivo é capacitar magistrados e servidores para decisões mais atentas às dimensões cultural e espiritual nas relações jurídicas.

Com esta visita, a Igreja em Palmas reforça seu compromisso com o diálogo e a parceria, abrindo caminho para um evento de grande relevância em 2026, com o apoio do Regional Norte 3 da CNBB.

 

Posts Relacionados