A Turma do Padre Dudu, projeto de evangelização infantil liderado pelo Padre Eduardo Zanon, atual responsável pela Catedral de Palmas, marcou presença de destaque na ExpoCatólica 2025. A 18ª edição da ExpoCatólica, a maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, ocorreu entre os dias 3 e 6 de julho no Pro Magno Centro de Eventos, na zona Norte de São Paulo. O evento contou com mais de 200 expositores do Brasil e do exterior, além de uma vasta programação espiritual, cultural e formativa.
A participação do grupo da Arquidiocese de Palmas teve como objetivo principal compartilhar com a vasta comunidade católica brasileira o carisma e o trabalho desenvolvido na evangelização de crianças, representando a importância de iniciativas voltadas para os pequenos.
Padre Eduardo Zanon ressaltou a relevância da feira para a divulgação do trabalho: “A ExpoCatólica é uma vitrine que nos permitiu tanto apresentar nosso trabalho, como também fazer muitos contatos, troca de experiências para que crescêssemos e amadurecêssemos no nosso servir a Deus.”
Com um estande próprio e apresentações na Arena Fino Tom, a Turma do Padre Dudu teve uma agenda movimentada durante o evento, que atraiu mais de 60 mil pessoas. O estande foi palco de podcasts, apresentações e diversas atividades interativas. Foram expostos os livros e camisetas da turma, além de oficinas de desenho. Em uma parceria com o Cantinho da Criança, a equipe também anunciou a participação da Turma do Padre Dudu no Acampamento Kids da Canção Nova, que acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro. A presença da cantora Adriana Arydes, madrinha do projeto, enriqueceu ainda mais o estande, com um momento de partilha sobre sua experiência de maternidade e evangelização com as mães.
A participação na ExpoCatólica também rendeu importantes contatos para o projeto. Padre Eduardo Zanon enfatizou a oportunidade de networking: “A ExpoCatólica foi a oportunidade da gente partilhar a nossa experiência e aprender com a experiência dos outros. Passaram várias pessoas no nosso stand, como o pessoal dos Devotos Mirins do Santuário Nacional de Aparecida. Trocamos experiências, conversamos, pegamos contatos para continuar a parceria. Então, foram coisas muito boas e que vamos crescendo.” Além disso, a Turma do Padre Dudu estabeleceu contato com produtores internacionais interessados em investir na evangelização infantil, que estavam no Brasil para conhecer mais sobre o tema.

Percebendo a crescente participação de estados divulgando o turismo religioso em edições anteriores da feira, Padre Eduardo Zanon buscou a Secretaria de Turismo do Tocantins para que o estado também marcasse presença em 2025. A iniciativa foi aprovada pelo atual secretário de turismo, Hercy Filho, que esteve presente com um estande para divulgar as belezas e o potencial turístico do Tocantins. Hercy Filho expressou sua satisfação com a participação: “Estamos aqui muito felizes pela nossa participação na 18ª ExpoCatólica, a maior feira de turismo religioso do mundo. Tivemos uma frequência muito boa no nosso estande, muito elogiado. Tivemos a oportunidade de mostrar nossos destinos religiosos numa palestra que proferimos aqui dentro do circuito.”
A presença da Turma do Padre Dudu na ExpoCatólica 2025 sublinhou a importância de termos um representante da Arquidiocese de Palmas e da nossa Igreja em eventos de tamanha magnitude. O trabalho realizado pela Turma, focado na evangelização infantil, é fundamental para o futuro da fé, semeando valores e o amor a Deus desde a mais tenra idade.